Comunicado da Casa Generalicía: resposta da Fraternidade a Roma

Comunicado sobre a resposta do Conselho Geral da Fraternidade São Pio X à proposta do Dicastério para a Doutrina da Fé.

No encontro do último dia 12 de fevereiro entre o Reverendo Padre Pagliarani, Superior-Geral da Fraternidade Sacerdotal São Pio X, e Sua Eminência, o cardeal Víctor Manuel Fernández, Prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé, organizada na sequência do anúncio de futuras consagrações episcopais para a Fraternidade, este último propusera “um percurso de diálogo especificamente teológico, com uma metodologia bem precisa”, percurso esse que “teria como objetivo evidenciar (...) os mínimos necessários para a plena comunhão com a Igreja católica”, condicionando tal diálogo à suspensão das consagrações episcopais anunciadas.

Atendendo à demanda do Prefeito do Dicastério, o Superior-Geral apresentou sua proposta aos membros de seu Conselho, e usou do tempo necessário para avaliá-la.

Em 18 de fevereiro, o Reverendo Padre Pagliarani enviou sua resposta por escrito ao Cardeal, acompanhada de diversos anexos e assinada pelos cinco membros do Conselho-Geral.

Uma vez que a questão pertence agora à esfera pública, em razão da comunicação redigida pela Santa Sé no dia 12 de fevereiro, parece oportuno tornar público também o conteúdo desta carta e de seus anexos, a fim de possibilitar que os fiéis interessados conheçam em seu exato teor a resposta que foi dada.

O Senhor Superior-Geral confia esta situação à oração dos membros da Fraternidade e à de todos os fiéis. Pede que a oração do terço, bem como os sacrifícios da Quaresma que ora começa, sejam muito especialmente oferecidos na intenção do Santo Padre, para bem da santa Igreja, e para preparar dignamente as almas para a cerimônia de 1º de julho.

Menzingen, 19 de fevereiro de 2026

Carta do Padre Pagliarani ao Cardeal Fernández

Anexo I: Carta do Padre Pagliarani a Dom Pozzo, de 17 de janeiro de 2019
Anexo II: Ordem e jurisdição: improcedência da acusação de cisma
Anexo III: Carta do Cardeal Müller a Dom Fellay, de 6 de junho de 2017