Vídeo e Fotos - Peregrinação da FSSPX à Aparecida - Maio 2026

Fonte: Casa Autônoma do Brasil

Na névoa matinal que, nesta época do ano, envolve as colinas de Campos do Jordão (Estado de São Paulo), nesta terça-feira, 12 de maio, um pequeno grupo de peregrinos inicia o “Caminho da Fé”. Guiados pelos padres Juan María de Montagut e Cormack McCall, eles percorrerão, durante 5 dias, os 130 km que os separam do santuário mariano de Aparecida. Esse famoso itinerário de peregrinação é sinalizado e possui etapas, assim como em Santiago de Compostela.

“O Caminho da Fé” faz jus ao seu nome, pois, em meio à confusão religiosa propagada pelo protestantismo evangélico, a Santíssima Virgem Maria é o farol que guia os homens para a salvação que somente a Igreja Católica pode oferecer.

No Brasil, esse farol manifestou-se de forma impressionante há 300 anos, em 12 de outubro de 1717. Enquanto três pescadores trabalhavam à exaustão sem pescar nada no rio Paraíba, de repente encontraram em sua rede o corpo sem cabeça de uma imagem da Virgem Maria. Contra todas as expectativas, ao lançarem novamente a rede, conseguiram encontrar imediatamente a cabeça, que se encaixou perfeitamente no corpo. Com cuidado, envolveram o objeto em um lenço antes de prosseguirem com seu trabalho no rio. A pesca foi então milagrosa. Os pescadores deram a ela o nome de “Aparecida”, isto é, “aquela que apareceu”.

Hoje, a humilde imagem milagrosa da Virgem Maria repousa na segunda maior basílica do mundo, no município de Aparecida, que recebe nada menos que 10 milhões de peregrinos por ano.

Seguindo os passos de nossos caminhantes, às 8h30 da manhã deste sábado, dia 16, em Pindamonhangaba, juntam-se para a última etapa 1.560 peregrinos vindos de todo o Brasil para a Peregrinação Nacional da Fraternidade São Pio X. Eles serão acompanhados nestes últimos 21 quilômetros por 12 sacerdotes da Fraternidade, os monges beneditinos de Niterói e 4 sacerdotes amigos.

Após a missa solene na cidade de Potim, a peregrinação chega ao fim diante da colossal Basílica de Aparecida. O Superior do distrito, em nome de todos os seus fiéis, deposita então aos pés da Virgem Maria o envelope contendo mais de 100.000 terços oferecidos nas intenções das próximas sagrações episcopais.

Viva a Mãe de Deus e nossa, viva a Senhora Aparecida!

VEJA O VÍDEO OFICIAL CLICANDO AQUI